Detalhe

Bandeiras de Vodoo do Haiti
A forma de arte mais espetacular do Haiti é o " drapô Voudou" ou a bandeira de" Vodoo". São bandeiras religiosas e desempenham papel importante nas cerimonias sagradas. O nome "Vodoo" é derivado de "Vodun", deus do povo Iorubá da Africa Ocidental que vivia no Daomé nos séculos 18 e 19.
O tráfico de escravos trouxe a religião "Vodoo" para o Haiti, um sincretismo de religiões tradicionais africanas. O "Vodoo" evoluiu no Haiti através de gerações de escravos, com paralelos com a Santeria Cubana, a Obeah jamaicana e outras religiões da diáspora africana.
As bandeiras de" Vodoo" são tradicionalmente exibidas nos santuários e cerimônias de "Vodoo". Cada bandeira representa um espírito e seus símbolos. Elas refletem a intensa síntese cultural, justapondo símbolos africanos com insígnias militares francesas e até bandeiras maçonicas.
Romances baratos e filmes B de Hollywood têm satanizado o "Vodoo" como uma forma de magia negra. Na verdade o "Vodoo" está preocupado com a superação das dificuldades diárias solicitando orientação divina.
Nos anos 50 a popularidade dos objetos de culto do "vodoo" haitiano começou a crescer junto a museus e colecionadores de objetos de arte sem relação com a religião. Hoje em dia museus americanos e europeus exibem magníficas coleções dessa arte exótica e bonita.
A Galeria do Bispo apresenta 3 bandeiras de "Vodoo" do Haiti, sendo que uma delas ilustra este texto.
Curiosidade: O album e show "Voodoo Lounge" dos Rolling Stones não tem nada a ver com a religião haitiana. Em Barbados, durante a gravação do album, Keith Richards adotou um gato de rua, e deu a ele o nome de "Vodoo". E o terraço da casa onde estavam hospedados ficou conhecido como "Lounge do Voodoo".
Quer saber mais?
Leia : "A serpente e o arco íris" de Wade Davis, Editora Zahar, editado em 1986. ( Tem no site www.estantevirtual.com.br )
"É a história real de como Wade Davis, etnobotânico americano, descobriu a fórmula da droga que produz a zumbificação e a levou para os Estados Unidos. Em suas andanças ele penetrou na mística de uma sociedade primitiva, no cerne da cultura vodoo e acabou por dar-se conta de que a história vodoo é a história do Haiti, desde as origens africanas até hoje."
E mais:
http://universes-in-universe.org/eng/specials/2010/vodou
TAGS: vodoo | Haiti | bordados | religi�o | escravos |