Detalhe

Molotov POP em SP
O Em maio de 2006 o fotógrafo André Porto cobriu para um jornal paulista os atos de violência cometidos em São Paulo pelo PCC. A cidade com 15 milhões de habitantes viveu 5 dias de terror. A organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) realizou mais de 200 ataques à delegacias, bancos, postos policiais, onibus e carros de polícia.
Em 17 de maio de 2006, no auge da confusão, André Porto, circulando à noite em busca de boas fotos, viu em uma pequena sala da 27º DP dois coquetéis molotov apreendidos pela polícia.
O presidiário Alexandre dos Santos Pereira, de 27 anos, beneficiado com o indulto do dia das mães, foi preso portando esses dois coquéteis molotov. Em depoimento ele afirmou à polícia que era do PCC. Vai saber...
A foto do André é um clássico: as coca-colas, a gasolina, as cores, o enquadramento, se juntam em uma composição perfeita. É pop, super contemporânea, discute a violência e a beleza. E sobrevive perfeitamente fora do contexto SP/ PCC. É mais que fotojornalismo. É arte.
A Loja do Bispo editou, na época uma tiragem de 3/3. Agora, 7 anos depois, vamos reeditar a foto em novo formato, em uma tiragem de 3/3.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atos_de_viol%C3%AAncia_organizada_no_Brasil_em_2006
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2006/saopaulosobataque/
www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2006/saopaulosobataque/
TAGS: Andre Porto | fotografia | arte | fotojornalismo |